Touche Amore e a camiseta do Fred Phelps!

Na última sexta feira, a banda Touche Amore relançou uma edição limitada de uma camiseta que trás na estampa o rosto do Fred Phelps, fundador da Igreja Batista de Westboro (a igreja não possui nenhuma ligação com outras "batistas" que existem por ai). A camiseta que recebeu o nome de "Good Riddance",  faz alusão a morte de Fred Phelps que ocorreu na ultima quarta feira, dia 19 de Março.

Para você entender bem a situação, é necessário saber quem foi esse Sr. Fred Phelps. Há 60 anos atrás esse cara estava fundando sua própria igreja em Topeka, Kansas, a WBC. Essa igreja ganhou notoriedade por sua extrema posição contra a homossexualidade, e por promover protestos em funerais de soldados, em eventos e até em igrejas, para o que eles consideravam serem a favor da homossexualidade. Nesses protestos era comum membros da WBC (Igreja Bastista de Westboro) utilizarem cartazes com frases "Deus odeia os homossexuais" e "Graças a Deus pelos soldados mortos". Além disso, a igreja considera os ataques de 11 de Setembro como uma prova do juízo de Deus sobre os Estados Unidos, pela permissão do aborto e da homossexualidade no país. Phelps constituiu uma família, tendo uma esposa e cinco filhos, desses dois discordam e são contra a ideologia do seu pai.



O TA entra nessa história em 2008, quando o Jeremy escreveu uma música intitulada, "WeHateFredPhelps.com" (nome que ironiza o site da igreja WeHateFags.com), que é uma critica direta as atividades coordenadas pelo Fred Phelps. Essa faixa está na demo gravada em 2008 pelo TA. Dai então, surgiu a ideia de criar a camiseta, onde além do rosto do Fred Phelps estava escrito um trecho da letra da música, "We'd love to see you in the ground" (e isso finalmente veio a acontecer).

O modelo da camiseta atual vem com uma nova frase, "Good Riddance", e seu relançamento se deu a apelos de fãs que fizeram inúmeros pedidos para comprar o modelo, e acabaram ganhando um modelo atual.

Houveram críticas ao TA por causa da abertura da venda, pois tiveram pessoas que acharam que o TA estava usando a morte do Fred para ganhar dinheiro. O Jeremy ontem mesmo tratou de se explicar e deixar as coisas bem claras num comunicado oficial postado na página oficial do Facebook. Todo o lucro arrecadado será revertido para a conta da Organização Internacional dos Direitos Humanos, e a banda não se vê oportunista em comercializar a camiseta com a estampa de um fanático para alcançar a igualdade para aqueles que ele odiava.

Leia o comunicado do Touche Amore na íntegra aqui.

Sinceramente, se eu pudesse comprar a camiseta com certeza eu compraria, e é bom ver a posição forte da banda com relação a assuntos do tipo. Espero que a leitura tenha ajudado a entender um pouco essa história.

Abaixo você pode ouvir a faixa "WeHateFredPhelps.com":

Share on Google Plus

About adm-phcbr

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário