PHCBR Entrevista: Gustavo Martins - Vocalista da Heartlistener





Recentemente batemos um papo com o Gustavo da Heartlistener. A banda acabou de lançar um single incrível com participação do Garret Rapp do the color morale, além de já ter soltado pra gente um EP enérgico e bem trabalhado.
Ele contou os detalhes de todo esse trabalho, da história da banda e do que podemos esperar deles.


Antes de tudo, conta pra gente sobre a história da banda.  Como surgiu a ideia e de onde vocês são? 
Nós somos de Ponta Grossa interior do Paraná e a banda surgiu em 2016, para ser mais exato, 28/11/2016, foi quando surgiu a banda com esse nome, porque eu tinha outra banda com o nosso guitarrista o Renan, e eu acabei saindo dessa banda por conta que eu comecei a trabalhar e acabei ficando sem tempo. Então sai da outra banda em 2013 e fiquei 3 anos sem tocar, mas faz falta né? 
Enfim, em 2016 eu tive a ideia de falar com ele novamente para montarmos um projeto mais melódico, porque antes nós tínhamos uma banda Metalcore, porém  na verdade eu curto mesmo é Hardcore, então ele gostou da ideia e montamos a banda com outra formação.
Mas no começo acabamos tendo alguns problemas com discordância de opiniões.

Aquela famosa divergência musical... 
Sim, além de que nosso baixista foi morar em outra cidade e acabamos entrando em um Hiato forçado, então no começo de 2018 rolou essa formação que é a atual, que enfim achamos uma galera que está cem por cento focada.

Então da ideia original, é você e o Renan?
Sim, eu e o Renan. 

Depois quem foram os outros integrantes que entraram na banda? 
Em 2018, o primeiro a entrar foi o Ricardo na bateria, logo depois eu chamei o Rhuan que é guitarrista e também tivemos um problema de banda com o outro baixista e resolvemos chamar o André, ele entrou com a gente gravando já o EP,  em abril de 2019 e está com a gente desde então.

Então a formação ficou fechada em 2019 e vocês já estavam gravando na época? 
Nós estávamos gravando no final de 2018 e começo de 2019. 

Então vocês começaram a criar com a banda na formação atual certo? 
Sim, e ele até que foi muito brother, ter entrando na banda com as coisas já acontecendo. 

E a ideia de vocês era lançar um EP mesmo ou Singles?  
Então, esse último lançamento que a gente fez do Single é na verdade um b-side do nosso EP.
Durante a gravação do EP, a gente queria fazer um EP, com pelo menos 6 músicas e a gente escolheu as músicas e essa acabou sobrando, porque ela não estava cem por cento pronta na época, tanto que ela não ia ter vocal melódico, então acabamos fechando as 6 do EP e essa acabou ficando de fora. 
Só que era uma música que a gente curtia aí eu pensei “Ah, é foda deixar ela de fora, vamos deixar para pelo menos fechar o ciclo do EP.” 
Então acabamos lançando ela agora como um extra. 

Quando foi o lançamento e também como foram as gravações do EP?
 A data de lançamento, não me lembro se foi dia 5 ou 7 de julho de 2019, é um EP de 6 músicas e acabamos lançando dois Singles antes do lançamento do EP, e o último Single depois do EP, foi no final de janeiro desse ano. 
O período de gravação foi enorme, demorou uns 4 meses para gravar tudo porque nós fomos gravando muito de boa. 

Mas o trabalho ficou bom,  isso que importa né?
Sim, nossa maior preocupação. 

E a gravação foi em Ponta Grossa? Foi em um estúdio só?
Nós gravamos tudo aqui mesmo em Ponta Grossa e nós mandamos para o nosso produtor que é da Hungria, aí ele faz o mix e a master.

Ah, sabia que tinha um dedinho de fora na produção.
Sim, nosso produtor o  István Simon e o nome do estudio dele é “No Silence Studio” 



O Single também tem a participação do Garret da banda The Color Morale. Me conta, como foi o primeiro contato da banda com o István também com o Garret para o convite?
Então, esse produtor nosso eu conheci ele em 2012 por causa da minha outra banda. Eu curto ver vídeos de Drum cover no YouTube e eu vi um cover do August Burns Red, e o cara tocou muito, mas que mais me chamou a atenção foi a qualidade do áudio, então eu pensei “ quem será que mixou essa música?” Aí eu vi que na descrição do vídeo tinha o nome do estudio dele e aí começamos a trocar ideia com ele, então contei para ele que a gente estava querendo gravar com a nossa banda e até acabei gravando com ele essa outra banda, e aí foi “amor à primeira vista “, depois quando fomos gravar para a Heartlistner, acabamos ficando em dúvida com quem gravar e no fim acabamos gravando com ele mesmo.

E a participação do Garret foi pela internet também?
Sim, foi pela internet também. 

Vocês mandaram as músicas para ele e, ele gostou?
Então quando eu mandei a música para ele, não estava finalizada ainda, não tinha nem gravado meu vocal ainda e mandei para o produtor do The Color Morale e ele falou “cara, vou passar seu e-mail para o Garret”. Desde o início o cara sempre foi muito brother nosso e ele disse que tinha gostado da música. A gente tinha mandado a música que era a demo da demo, ele disse que tinha gostado do som e disse que topava, mas eu tinha imaginado outra linha melódica para o vocal dele, e outra letra também inclusive.

Então ele que criou tudo?
Ele falou “posso colocar minha linha melódica?” E eu respondi “ claro, fique a vontade, eu confio em você.” Até o dia que ele me mandou e eu pensei “ UAU, ficou melhor que eu imaginava o cara é muito bom.” 
Então a composição desta letra foi minha e dele, e a parte dele, foi totalmente dele. 

Sobre os shows: como tem sido os Shows de vocês? A recepção da galera está legal? Conta pra gente como tem sido.
Nossos shows foram maravilhosos! Teve um show nosso em Maringá no final do ano passado que a recepção da galera não podia ter sido melhor. Este ano que era para a gente focar mais em shows acabou rolando esse negócio da Pandemia e acabou dando uma atrasada, mas os shows que fizemos o ano passado, foram maravilhosos em Curitiba também, foi muita boa a recepção da galera aqui. 



Falando sobre a pandemia, agora o que vocês estão um tempo pensando no que fazer depois, então quais são os planos da banda? Vocês encerraram esse ciclo com o single de "Intangible Lines", e agora vocês pretendem entrar em novas gravações?
Então a ideia a princípio era  fazer o máximo de shows que a gente pudesse neste ano, nós tínhamos até algumas datas confirmadas só que a gente teve que postergar tudo. Então agora nossa ideia é entrar em estúdio novamente só no final do ano, mas nós vamos vendo conforme for o andar da carruagem, se a galera vai contribuir para acabar logo com essa pandemia, mas até agora estamos esperando para ver o que vai acontecer nesses próximos dois meses. 

Então de gravação, nada por enquanto? 
Por enquanto não, nós temos programado só lá para o final do ano.

Vocês já têm ideias de músicas novas?
Já sim, temos já a ideia toda para o próximo EP, já temos 4 musticas prontas, mas estamos em dúvida se vamos lançar um próximo EP ou um Full Length, então é bom que estamos estudando e temos tempo para ver isso com calma e também ver com quem vamos gravar o próximo EP.

Vamos falar um pouco sobre as influências musicais. Como você  disse antes, vocês puxaram mais para o lado melódico, então o que vocês gostam de ouvir e quais são as sonoridades que vocês tentam puxar para a banda?
Eu pessoalmente sou uma pessoa que gosta que puxo mais para o Hardcore, na vida inteira o que eu ouvi mais foi Hardcore e para a banda o legal é que cada um tem uma influência diferente. O André, ele curte uns sons mais trabalhados, tipo Polyphia, Erra. O Renan antes da banda, ele curtia uns sons tipo Children of Bodom. Mas o legal é que fomos conseguindo moldar tudo junto, até a gente achar as bandas que a gente tinham em comum que eram The Ghost Inside e Counterparts, que são as banda de maior influência para a nossa banda, como um todo.

E por último, gostaria de agradecer o tempo disponibilizado. Desejamos muito sucesso pra você e para a banda! Vou deixar esta pra você mandar um recado para os fãs? 
Eu quero agradecer a toda galera que acompanhou o nosso último lançamento, cuja recepção foi maravilhosa. Quero agradecer a todo mundo que está com a gente esse tempo todo, pedir encarecidamente para todo mundo ficar dentro de casa, ficar seguro, porque quanto mais a gente se protege,  mais rápido vamos conseguir sair de casa, então esse é o mais importante no momento.
E para continuar acompanhando a gente porque nós temos muitos planos, muita coisa legal para lançar nos próximos meses e a gente espera poder tocar o quanto antes. 


Contatos:
Facebook
Instagram
Youtube


________

Siga o blog:

Twitter: @posthardcore_br
Instagram: @posthardcore_br 

Share on Google Plus

About Thiago Ferraz

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário